LP

Estruturas de repetição - Exercícios

1 - DESENVOLVER UM ALGORITMO PARA CALCULAR A QUANTIDADE DE HOMENS E MULHERES EM UMA FESTA UTILIZANDO “REPITA...ATE”

Desenvolver um algoritmo que utilize uma estrutura de repetição “Repita...Ate” para calcular a quantidade de homens e de mulheres que entraram em uma festa.

O algoritmo deve receber do usuário uma das opções: h – homem, m – mulher ou s – sair. Quando o usuário escolher a opção “s”, o programa deve informar a quantidade de homens e de mulheres que entraram na festa.


2 - DESENVOLVER UM ALGORITMO QUE UTILIZE UMA ESTRUTURA DE REPETIÇÃO REPITA ... FIMREPITA  PARA ESCREVER UMA SEQUENCIA DE NÚMEROS PARES

Desenvolver um algoritmo, que utilize a estrutura de repetição REPITA ... FIMREPITA em sua estrutura, para escrever em tela a sequência de números pares de 0 até 100

Vídeos para auxiliá-los:

- Assistir ao vídeo sobre a estrutura de repetição Repita...Até: https://www.youtube.com/watch?v=QeqwBUSwgrc 

- Repita...Até e Enquanto...Faça, diferença entre estas duas estruturas: https://www.youtube.com/watch?v=zN6lads6NBM ou http://informatica.cps.sp.gov.br/ead/mod/url/view.php?id=7884

 

* Fazer os algoritmos no visualg. Para baixar o VisualG acesse:
 http://www.dicasdeprogramacao.com.br/download-visualg/

Acesse aqui as respostas dos dois exercícios.







QUIZ DE LÓGICA




Imagine que vocês são os professores-tutores e, para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, foram desafiados a desenvolver um Quiz para testar os conhecimentos da disciplina Lógica de Programação. Observação: o Quiz deve envolver todos os conceitos ministrados nesse componente, até o momento.



Duração: 60 minutos



Ação dos alunos:



- Os alunos deverão implementar o algoritmo do Quis, no software VisuAlg, utilizando a estrutura ESCOLHA-CASO. O mínimo serão 10 questões.




 

Desafio de Lógica

 

Nessa estação temos o seguinte desafio/situação:
Elaborar um programa que leia o nome de um produto alimentício, o preço e a sua classificação (adega, açougue, congelados, enlatados, frios,padaria/confeitaria e peixaria). Em seguida, o programa deve calcular e mostrar o valor do reajuste, de acordo com a tabela classificatória abaixo descrita.




Classificação
Aumento
1 Adega
5%
2 Açougue
7%
3 Congelados
6%
4 Enlatados
4%
5 Frios
8%
6Padaria/Confeitaria
10%
7 Peixaria
9%

Considerar o conhecimento prévio dos alunos sobre lógica de programação, levando em conta as dificuldades apresentadas nas agendas anteriores.

Duração: 30 minutos

Ação dos alunos:

- Os alunos deverão implementar o algoritmo no software VisuAlg com a estrutura ESCOLHA-CASO.

Ação do Professor-tutor:

- Propor a análise da lógica com a estrutura ESCOLHA-CASO e a proposta para a solução do desafio: “outrocaso”.

____________________________________________________________ 


Aula 07/11/2014

Exemplo de Menu no C# Console


Pessoal, esta é a musiquinha para memorizar a TABELA DE VERDADE.

yeah aha
yeah aha aha

yeah aha
yeah aha aha

V e V V aha
V e F F aha aha
F e V F aha
F e F F aha aha

lógica é muito legal aha
lógica é muito legal aha aha

V ou V V aha
v ou F V aha aha
F ou V V aha
F ou F F aha aha

1 comentários:

Unknown disse...

A Sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe,
A Superior é dada pelo quanto ela têm consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior,
Seja um eterno aprendiz na escola da vida

Postar um comentário