segunda-feira, 26 de março de 2018

Workshop sobre Evolução Tecnológica


Aconteceu, no último dia 19/03/2018, na Etec Fernando Prestes, localizada em Sorocaba, o Workshop sobre Evolução Tecnológica.
Orientados pela professora Cristiane Mota, os alunos dos terceiros anos dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, na disciplina de TCC apresentaram trabalhos referente a Evolução Técnológica em diversos temas.

TRANSPORTES 

O transporte é algo que está no cotidiano de todos, independentemente de qual meio você escolha. Nesse trabalho nós apresentamos a evolução tecnológica dos carros, motos, aviões e ônibus (ônibus somente na região de Sorocaba) e mostramos o possível futuro desses meios.
Nós abordamos a história do transporte focando na sua evolução tecnológica e no possível futuro das próximas décadas. Também utilizamos recursos humorísticos para atrair o público, como, por exemplo, um 14 BIS feito de chocolate Bis. Mostramos que durante a história o ser humano desenvolveu seu intelecto e sua capacidade de locomoção. Esperamos ter apresentado o conteúdo da maneira mais correta possível para os alunos e professores da ETEC Fernando Prestes.
Portanto, foi muito gratificante para o grupo apresentar esse trabalho e mostrar a evolução tecnológica nos meios de transporte.

Endrigo Aranha
Gabriel Barbosa
Gabriel Corrêa
João Vitor Camargo






ENERGIA NUCLEAR

A energia nuclear surgiu a partir de descobertas do século IXX, baseando- se em estudos de vários químicos e físicos, entre eles Antoine Henri Becquerel, Wilhelm Conrad Röntgen, Frederic e Irene Joliot - Curie, Albert Einstein, Ernico Fermini.
Seus avanços tecnológicos abrangem diversas áreas, tais como a medicina, energia elétrica.  Com uma única usina, que não ocupa muito espaço, é possível abastecer grandes áreas de energia, inclusive cidades inteiras, ou países inteiros, como era o caso da Ucrânia, onde, por desventura, em decorrência de falha humana, e não do processo, ocorreu um acidente nuclear na usina de Chernobyl; incidentes como este, embora raríssimos, têm consequências desastrosas e deixam sequelas duradouras.
Salvo raras exceções, é possível manter o funcionamento da usina independentemente de fatores climáticos, tornado a produção de energia nuclear mais eficiente que outros tipos de usinas, conquanto seu preço seja mais elevado que as demais.
Tendo em vista os altos custos de sua manutenção e uso, apenas países ricos conseguem desfrutar de seus ganhos. Consequentemente, os países envolvidos na não declarada Guerra Fria foram os pioneiros no desenvolvimento nuclear na área bélica, e, por conseguinte, estabeleceram-se como as maiores potências militares mundiais, tendo mantido sua força apesar da passagem do tempo.
Hoje, em virtude de sua manutenção não prejudicial ao meio ambiente, os trabalhadores de diversas usinas de todos os tipos têm assistido a um aumento considerável da produção de energia nuclear.  A tendência é passarmos a ver a produção da mesma cada vez mais crescente nos próximos anos, devido a todas as suas vantagens que a diferem de outros tipos de energia, gerada através de outros métodos, não tão eficazes quanto este.
Gustavo Guedes e Rafael Rosa
Alisson Gustavo
Gustavo Guedes
Kevin Nogueira
Lucas Santana
Rafael Rosa
 





CRIPTOMOEDAS
Criptomoeda é um tipo de moeda virtual que utiliza a criptografia para garantir mais segurança em transações financeiras na internet. Existem diversos tipos de moedas virtuais, sendo o Bitcoin a mais conhecida. É a primeira moeda criptografada do mundo, você pode comprar ou vender um produto ou serviço fazendo o pagamento através da moeda. Nenhum governo ou banco controla a moeda, existe um mercado planejado e descentralizado que acompanha o valor do Bitcoin e organiza a quantidade distribuída, transferências em Bitcoin podem ser feitas para qualquer lugar do mundo, em poucos minutos a taxas baixíssimas.
Os Bitcoins, são gerados na internet por qualquer usuário que utilize um programa de “mineração” digital, para que a criptomoeda seja criada em uma taxa limitada e previsível. Os cálculos realizados pelo programa de “mineração” ajudam a verificar as transações de toda a rede. Bitcoins se armazenam em uma carteira virtual e eles são administrados através da internet pelo celular ou computador.
A BlockChain é um banco de dados que guarda as transações. Diferente dos demais bancos, que as compras e vendas ficam invisíveis, nesse tudo é público. Assim qualquer um consegue ver o que está sendo feito, o que evita fraudes e mantém a transparência do sistema. O fato de ser uma rede descentralizada torna o Bitcoin praticamente impossível de ser hackeado. Não existe um computador central ou um grupo de computadores que possa ser alvo de ataque. Os computadores que estão rodando na rede estão espalhados pelo mundo.
Atualmente, diversas empresas já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento como Subway, Amazon, PayPal, Apple Store, Microsoft, WordPress, Dell, Overstock, Expedia, Zynga, Shopify, Adega Suíça, LojaBit e Hostinger. Na nossa região encontramos uma loja InfoCompany Informática e Games, que aceita pagamento por Bitcoin.

Pedro Enrique Martinez Mendiola
João Marcos Bernardes




AUTOMAÇÃO E MICROPROCESSADORES

Automação:
• Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
Microprocessadores:
• O microprocessador, geralmente chamado apenas de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções.

Projeto: automação aplicada em residência (maquete)
O Projeto tem o intuito de simular uma casa com iluminação automática, onde o objetivo principal é a economia de energia com praticidade.
Na simulação usamos um sensor de luminosidade (fotorresistor) para detectar a luminosidade ambiente, quando a luminosidade é baixa (representando a noite) o controlador (Arduíno) acende os LEDs iluminando a residência, quando a luminosidade é alta (representando o dia) os LEDs permanecem apagados.

Daniel Hugo
Hugo Eduardo
Kaique Teixeira
Leonardo Correa
Ullian Oliveira



MANUFATURA ADITIVA


Impressora 3D
A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é o processo pelo qual objetos físicos são criados pela deposição de materiais em camadas, com base em um modelo digital. Todos os processos de impressão 3D requerem o trabalho conjunto de software, hardware e materiais.
A tecnologia de impressão 3D pode ser utilizada para criar tudo, de protótipos e peças simples a produtos finais altamente técnicos, como peças de avião, construções sustentáveis, implantes médicos que salvam vidas e até mesmo órgãos artificiais com uso de camadas de células humanas.
Como funciona a impressora 3D?
O primeiro passo é “construir” o objeto com três dimensões em um software de modelagem. Mas ele não precisa ser totalmente desenhado no computador: também pode ser fotografado e “mapeado” pelo software. Após ter o modelo do que será criado na tela do computador, é preciso converter o arquivo para um formato padrão das impressoras (terminados em .stl).
Após inserir a matéria-prima –que pode ser papel, borracha, plástico, metal etc., dependendo do tipo de impressora-, o objeto é “impresso” em camadas. Em vez de cortar peças maciças, as máquinas modernas unem pedacinhos para formar o objeto. A impressão é sempre de baixo para cima e o tempo varia entre horas e dias, de acordo com a impressora e a complexidade do objeto.

Diferentes tecnologias:
FDM - Fusão e Deposição de material
SLA - Estereolitografia
SLS - Sinterização seletiva a laser
SDL - Laminação de deposição seletiva
DMLS - Sinterização a laser de metal direto
EBM - Fusão de feixe de elétrons
DLP - Impressão direta por luz

Impressões da atualidade:
- Casa na Rússia foi impressa em apenas 24 horas.
- Impressora 3D será capaz de imprimir órgãos.
- Armas feitas por impressoras 3D estão ficando cada vez mais mortais.
- Músico cria novo modelo de violino com impressora 3D.
- Vênus de Milo recebe braços de impressora 3D.

Os melhores sites com modelos 3D para baixar:
  • Thingiverse
  • PinShape
  • MyMiniFactory
  • Cults
  • 3D Warehouse
  • GrabCad
  • Cgtrader
  • Turbosquid

Dicas de Design para impressão 3D
  • TinkerCad
  • Sketchup
  • 123D Desingn
  • Blender
  • Solidworks
  • Inventor
  • Fusion 360

Abraão de Oliveira
Igor Rafael
Mariana Pais
Rodrigo Mateus
Tábatha Caroline




 HISTÓRIA EM QUADRINHOS E MANGÁS
As histórias em quadrinhos surgiram no final do século 19, em seu início elas sofriam muitos preconceitos, por distrair seus leitores da realidade. Só foi em 1960 em que perceberam seu real valor, nessa época os professores pensaram em uma maneira de inserir os quadrinhos em suas provas, nascendo as charges.
A maioria das HQs de heróis foram criadas no período da Segunda Guerra Mundial, onde os heróis eram superpatriotas. No final da década de 40 o mercado de HQs entrou em crise, pois com o fim da guerra, o gênero das HQs patriotas se tornou ultrapassado. Sua solução foi a criação do tema fictício de super-heróis.
Os mangás tem origem no teatro das sombras japonês, o Oricon Shohatsu. Esse teatro das sombras era escrito em pergaminhos com imagens ilustrativas, mas ainda não era uma história em quadrinhos. Só foi na década de 20 em que ele se tornou como é hoje.
Só foi na década de 40, com o Plano Marshall, que incentivava a produção de livros japoneses, que o mangá teve seu crescimento. Os mangás nessa época também receberam muita influência das HQs, charges e cartuns ocidentais.
As características do mangá como é hoje foi criada pelo mangaká (criadores de mangá) Osamu Tezuka, sendo considerado o deus do mangá. O escritor de quadrinhos brasileiro Mauricio de Souza, se inspirou em Osamu Tezuka, criando o nacionalmente conhecido, “A Turma da Mônica”.

Cristofer Alexandre Pardini Junior
João Victor Cirino de Oliveira
Thiago Gomes Araujo
Victor de Camargo Martins



ENERGIA RENOVÁVEL
Desde os primórdios, o homem encontrou na natureza um combustível, seja ele para impulsionar embarcações ou produzir fogo. Hoje, os avanços tomam uma proporção gigantesca, o que faz da necessidade de viabilidade energética um resultado: energia vinda de combustíveis fósseis destrói o planeta num ritmo veloz demais, precisamos procurar alternativas, preservar para habitar.
A energia eólica e a solar são o enfoque da evolução regional em questão. A produção e o desenvolvimento de pás eólicas e o uso notável de placas fotovoltaicas são alguns dos destaques citados. A transformação exige estudos e pesquisas, aqui fazemos amostra disso numa aliança com globo terrestre.
O rumo que as coisas têm tomado sugere uma estratégia rápida e prática. Através das fontes renováveis, isso se torna muito mais plausível. Os problemas ambientais seriam reduzidos gradativamente, a geração de energia individual pouparia muitos esforços, além de a dependência econômica internacional fóssil despencar para um patamar muito menor no quesito importância. O planeta agradece, e nós também.

Amanda Cristina de Oliveira

Bianca Xeraze Almeida
Daniel Oliveira Rocha
Matheus Valério Bueno Petucco
Tauane Teixeira Barreto





CRIMINOLOGIA


A Criminologia é uma área da ciência que estuda o crime e o criminoso, visando a crimino gênese. Pouco reconhecida, a área possui poucos avanços e também uma demanda bem menor do que as outras áreas, sendo que sua importância é essencial nas resoluções de diversas infrações à lei.
O intuito da apresentação foi trazer uma visibilidade maior para a Criminologia e seus profissionais e mostrar suas técnicas e áreas de pesquisa de uma forma mais aprofundada. Composto de 3 partes, o trabalho foi dividido entre apresentação, explicação da maquete do DNA e uma experiência de retirar DNA do morango, o que trouxe bastante atenção e interesse do público.



Arthur Vasconcelos da Silva
Caroline Batista dos Santos
Monique Vieira de Freitas
Samantha Teresa Santos
Victória Brandão Cantelmo


























































MÚSICA

A música está conosco desde os primórdios, por meio de vozes e sons que nós mesmos produzimos, através de objetos e até mesmo nossos próprios corpos. Então com o passar do tempo veio a ideia de criação dos instrumentos e é daí que a evolução começa. A bateria, por exemplo, veio da necessidade humana de produzir sons com batidas em objetos.
A partir disso, o homem começa a ter ideias de gravar e reproduzir os sons para outras pessoas, e cria meios de transmissão para isso. Um dos primeiros meios de transmissão foi o gramofone, que reproduzia o som que nele era gravado girando uma manivela que este possuía. Logo surgiu o vinil, rádio, walkman até chegar aos cd’s e a internet que conhecemos hoje como maior meio de transmissão da música.
Enfim, percebemos que a música tem inúmeros estilos ao redor do mundo com artistas marcantes que mudaram as concepções da música mundial. A música está em qualquer lugar sendo transmitido por praticamente qualquer coisa.


Bruna Santos
Jenifer Brasil
Eric Araujo
Julia Calegari
Yan Soares



CINEMA

O cinema está presente no mundo desde 1895 quando foi visto pela primeira vez.
A partir disto ele vem evoluindo e aprimorando suas técnicas cada vez mais como por exemplo: os projetores que deixaram de usar os rolos de filmes, a qualidade de imagem, os projetos digitais que antes eram inviáveis, e estão cada vez mais presentes no cinema mundial.
Ao compararmos os filmes antigos aos novos podemos observar toda essa evolução, desde o cinema mudo e preto e branco até filmes como “Avatar” (filme considerado mais evoluído tecnologicamente por seu cenário e personagens totalmente digitalizados como nunca visto antes).
Para a demonstração desse avanço foi apresentado um trabalho que constava com a cronologia das informações sobre todo o avanço tecnológico do cinema, mostrando as tendências do futuro, que visa apresentar filmes 100% computadorizados (que ocorrerá digitalizando todos atores, sem precisar do comparecimento deles mais de uma vez no set de gravação), e nas salas de cinema apresentará três telas para que haja uma experiência “panorâmica”, para maior aproveitamento dos filmes.
Além da demonstração dos avanços também apresentamos experiências de vivência 3D (anáglifo primeiro 3D apresentado no mundo), e para melhorar a compreensão sobre esses avanços foi produzido pelo grupo um curta metragem de baixa renda, mostrando como as tecnologias atuais nos possibilitam a produção de um filme apenas usando um celular.

Alice Vitória
Ana Carolina
Ana Laura
Isabelle do Nascimento
Julia Lacerda







REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

Apesar de serem duas áreas bem recentes, ambas apresentaram um grande salto tecnológico nas últimas décadas. Estando presentes em diversos campos de estudo, variando desde a medicina a treinamento militar, dificilmente você não usufruiu dessas tecnologias, mesmo sem saber.
A realidade virtual, que é a mais facilmente identificável, usa diversos artifícios como óculos e esteiras especiais para criar um ambiente totalmente virtual e o mais realista possível, mesmo possuindo algumas limitações é a mais popular, sendo usada principalmente nos videogames.
Já a realidade aumentada é a menos conhecida, mas é a mais presente no nosso dia-a-dia, usando códigos bidimensionais essa tecnologia projeta objetos virtuais em filmagens do mundo real, redes sociais como o Instagram e Snapchat e jogos como Pokémon Go, são os usos mais populares dessa tecnologia, mas seu uso se expande, estando presente também na medicina e até mesmo no ensino.

João Vitor Nieli
Lucas Roberto dos Santos
Matheus Gomes de Queiroz
William Guilherme Medeiros


FOTOGRAFIA


A fotografia é a arte de conseguir expressar um momento único, que se pertence a um par de olho. A primeira fotografia foi tirada por Joseph em 1826, a fotografia foi feita através de uma placa coberta por derivado de petróleo, o processo foi nomeado como Heliografia. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de avanços por parte de muitas pessoas. Já no Brasil a fotografia só surgiu em 1833 atrás do fotógrafo Antonio Hércules, a foto saiu através da câmera escura com uma chapa de vidro.
A primeira fotografia colorida foi tirada em 1861, pelo físico James Clerk. Por meio dessa evolução passamos por métodos antigos sendo eles: o flash em pó, os negativos, o liquido de revelação, a lâmpada de flash e a polvara negra, atualmente não maios usados, tudo se tornou digital com câmeras que não usam mais negativos, com seus flashs acoplados na mesma, a revelação totalmente digital.
A fotografia tomou grande espaço nos nossos dias atuais assim retratando todo e qualquer tipo de pessoa e coisas.

Helena Rizera
Julia Gomes
Ludmila Bublitz
Yan Discher


PSICOLOGIA

A psicologia surgiu na Grécia antiga, mas seu reconhecimento surgiu no século IX com os avanços científicos. Após o tratamento de choque e a lobotomia, veio a psicoterapia, os medicamentos e a psicanálise para auxiliar no tratamento de doenças mentais. Hoje, há aplicativos que servem de ajuda para quem sofre ansiedade.
Escolhemos especificamente o tratamento de fobias. A técnica de usar o óculos virtual vem sendo eficaz para o tratamento de fobias como: claustrofobia (medo de lugares fechados), coulrofobia (medo de palhaço), aracnofobia (medo de aranha), entre tantos outros.

Saria Pires
Gabriela Barbosa
Breno Lobo
Ana Débora



 

INFLUENCIADORES DIGITAIS


Influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais como YouTube (principalmente), Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, Tumblr e várias outras. Esses influenciadores são desenvolvedores de "conteúdo" para a internet e acabam gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas postagens e eventualmente compartilham com outras pessoas.
Essas novas personalidades originadas na internet não se restringem a apenas uma rede social; a união delas faz com que eles alcancem um público maior e assim consigam firmar o seu espaço na internet. O surgimento desses novos formadores de opiniões digitais também causa uma mudança comportamental e de mentalidade em seus seguidores, que tendem a ser facilmente influenciados.

Felipe Quevedo Aidar dos Santos
Paulo Eduardo Merlini,
Rodrigo Baptista de Souza Fontes
Carlos Henrique Jacintho
Pietro Sanches




0 comentários:

Postar um comentário